A Família Ribbentrop

Joachim Von Ribbentrop tinha 27 anos quando se casou com Anna Henkel, em 1920. Jovens e com considerável fortuna, viviam de maneira confortável e ostensiva, ofertavam festas e jantares para a elite política alemã com o objetivo alimentar o contato do casal e moldar o futuro político de Joachim.

Em 26 anos de casados, os Ribbentrop tiveram cinco filhos, sendo Rudolf von Ribbentrop o que mais defendeu as atitudes e escolhas diplomáticas do pai. Como exemplo disso, destaca-se a filiação do jovem Rudolf ao partido Nazista, em 1939. Ademais, vale acrescentar que, em 2015, Rudolf publicou o livro “Meu pai, Joachim von Ribbentrop”, no qual relata, de forma nostálgica, memórias dos tempos de guerra, conversas com Hitler e momentos decisivos do pai como Ministro das Relações Exteriores da Alemanha Nazista.

Outrossim, a esposa de Joachim, Anna, ou Annelise, filha de proeminentes produtores de espumantes na Alemanha, defendeu com muito vigor a história do marido, alegando em muitos momentos que sua inocência, tendo publicado, em 1953, um livro de memórias do então morto Joachim. Ademais, sabe-se que Annelise, reconhecida por sua personalidade forte e opiniões fortes, era uma das principais conselheiras de Ribbentrop, sendo ela que o aproximou de Hitler e o convenceu a associar-se ao partido nazista.

Nesse sentido, por mais que a família de Joachim von Ribbentrop não ganhe tanto destaque na histografia atual e bibliografias de Joachim, sabe-se que as relações afetivas do Ministro nazista foram de suma importância para sua carreira política, sendo inegável o papel de sua esposa Anna Henkell e a influência que ele, como pai e figura pública, teve para os filhos, principalmente para Rudolf.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SANDOMIR, Richard. Rudolf von Ribbbentrop, Son of Top Nazi Diplomat, Dies at 98. The New York Times, 10 de junho. 2019, Seção D, página 8. Disponível em:Rudolf von Ribbentrop, Son of Top Nazi Diplomat, Dies at 98 – The New York Times (nytimes.com). Acesso em: 06 de agosto. 2021.

ANNALIES Ribbentrop-Henkell the Real German Foreing Minister.GRAVESTONE, 31 de janeiro. 2020. Disponível em: Annelies Ribbentrop-Henkell the real German foreign minister. – WW2 Gravestone. Acesso em: 05 de agosto. 2021

LAWSON, Robert. Joachim von Ribbentrop in Canada, 1910-1919: A Note. THE INTERNATIONAL HISTORY REVIEW. 1 de dezembro. 2010, Vol. 29, pp. 821-832. Disponível em: https://doi.org/10.1080/07075332.2007.9641142. Acesso em: 04 de agosto. 2021

Por Mariane Couto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: