Quem foi Joachim Von Ribbentrop? – Funções como Ministro de Hitler: Principais Feitos e Crimes

Joachim Von Ribbentrop foi nomeado Ministro das Relações Exteriores da Alemanha Nazista no dia 4 de fevereiro de 1938, após um período como embaixador alemão na Grã-Bretanha inciado em agosto de 1936. 

Como principais atividades e funções como ministro de Hitler, Ribbentrop foi peça-chave para vários acordos que determinaram as estratégias de guerra da Alemanha no início da Segunda Guerra Mundial. Dois deles podem ser considerados os mais importantes e denotam o papel do Ministro das Relações Exteriores no III Reich de Hitler: o Pacto de Aço e o Pacto Ribbentrop-Molotov (Pacto de Não Agressão Germano-Soviético). 

O Pacto de Aço, firmado no dia 22 de maio de 1939, foi um tratado entre Alemanha e Itália que tinha objetivos estritamente bélicos e de auxílio em eventuais situações de guerra. Benito Mussolini, primeiro-ministro italiano, apesar de se mostrar em algumas ocasiões contrárias à aliança, concordou em coligar com Hitler devido a uma semelhança em suas doutrinas políticas e também devido a resoluções territoriais requisitadas pelos italianos. O Pacto previa que caso uma das nações fosse atacada, a outra nação do tratado deveria se portar como um aliado e dar suporte militar na terra, no mar e também nos céus. 

O Pacto Ribbentrop-Molotov, assim conhecido como Pacto de Não Agressão Germano-Soviético, foi firmado em agosto de 1939 entre União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e Alemanha. Tem esse nome devido aos representantes aqui citados por seus sobrenomes — Joachim Von Ribbentrop e Viatcheslav Molotov — que acordaram que as duas nações não atacariam os respectivos territórios e não apoiariam os inimigos da nação aliada. Além disso, havia um protocolo que objetivava uma “reorganização política-territorial” da Polônia, que seria atacada dias depois e daria início a Segunda Guerra Mundial. Esse pacto tem grande importância, pois a estratégia alemã era possuir apenas um front de batalha, que nesse caso, seria com os países ocidentais. Entretanto, a Alemanha realizou investidas bélicas em direção à URSS nos anos de 1941 e 1942, sendo o Pacto assim anulado. 

Fontes:

por: Marcos Sordi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: